Movimentação de helicópteros e navios dos EUA aumenta tensão com a Venezuela
Helicópteros e navios de guerra dos Estados Unidos fizeram novas movimentações no Caribe em meio à tensão com a Venezuela.
Um dos helicópteros é especializado em operações anfíbias, por terra e por mar. Transporta com rapidez tropas dos navios americanos para território inimigo. Ele foi observado em uma base em Porto Rico, assim como dois navios da Marinha.
Porto Rico é uma ilha americana no mar do Caribe. Fica a pouco mais de 800 quilômetros da Venezuela, em um ponto estratégico.
Desde agosto, os Estados Unidos começaram a mandar navios de guerra para perto da costa venezuelana.
O presidente Donald Trump quer a saída de Nicolás Maduro do poder e já disse que não descarta uma invasão. Na sexta-feira (12), repetiu que fará ataques por terra.
"Vamos começar a atacar. E por terra vai ser bem mais fácil", afirmou Trump, sem esclarecer quando essa ofensiva vai começar.
Maduro reagiu. "Ameaças não funcionam conosco e nunca funcionarão".
O jornal The New York Times revelou informações que trazem respostas sobre uma operação americana que elevou ainda mais as tensões com a Venezuela.
Na última quarta-feira (10), militares tomaram um navio petroleiro. E uma das principais perguntas era: qual era o destino do petróleo que estava lá dentro?
De acordo com documentos da estatal petrolífera venezuelana obtidos pelo jornal, em 4 de dezembro, a embarcação deixou a costa do país em direção a Cuba.
Dois dias depois, em alto-mar, encontrou outro navio e transferiu para ele uma quantidade pequena de petróleo. Este navio foi para Cuba, e o Skipper começou a se deslocar para o Leste, rumo à Ásia.
A China é a maior compradora de petróleo da Venezuela. O petróleo serve não apenas a interesses econômicos, mas também geopolíticos. Com o lucro das vendas para a China, a Venezuela injeta dinheiro em Cuba.
O governo cubano compra petróleo de Caracas a um preço mais barato. Em troca, Cuba envia para a Venezuela agentes de segurança que ajudam a proteger o regime de Maduro.
A operação americana abala esse triângulo, que tem uma coisa em comum: todos são rivais dos Estados Unidos.
EUA ampliam movimentações militares no Caribe em meio à tensão com a Venezuela
Published 10 hours ago
Source: g1.globo.com
Categories
G1
Related Articles from g1.globo.com
16 minutes ago
Inscrições para concurso da prefeitura de Condado, na PB, com 26 vagas terminam neste domingo (14)
24 minutes ago
Custo do metro quadrado na Paraíba é o maior do Nordeste pelo segundo mês consecutivo, diz IBGE
39 minutes ago
Trio é filmado cercando e atacando casal em caminhada no litoral de SP; VÍDEO
40 minutes ago
Homem é assaltado em menos de três segundos durante passeio com cachorro no litoral de SP; VÍDEO
41 minutes ago
Homem tenta levar filha à força e é preso após ameaçar ex-mulher com líquido inflamável; VÍDEO
58 minutes ago