Viagens no estado para o Natal e Ano Novo estão 15% mais caro
No Pará, quem pretende viajar para passar o Natal e o Ano Novo com a família precisa preparar o bolso. Um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que os preços das passagens rodoviárias, fluviais e aéreas tiveram reajuste de até 15%, com tarifas mais altas já em vigor neste fim de ano.
No Terminal Rodoviário de Belém, passageiros relatam surpresa com os valores. O empresário Thales Attrot, que viajou para Parauapebas, disse ter notado diferença entre os preços da ida e da volta. “A vinda foi em conta, mas a volta já estava mais cara”, relatou.
De férias, as primas Emília Cruz e familiares também sentiram o impacto no orçamento ao comprar passagens para Anapu. “Ficou mais caro. Teve reajuste, foi cerca de R$ 15 a mais”, contou a estudante.
Segundo o Dieese, os destinos mais procurados dentro do Pará neste período são Salinópolis e Cametá. Já entre as viagens para fora do estado, São Luís (MA) aparece entre as rotas mais demandadas.
De acordo com o supervisor técnico do Dieese no Pará, Everson Costa, o aumento das tarifas costuma superar a inflação neste período. “Há um alinhamento de valores que acompanha a alta da demanda, e esses reajustes acabam ficando acima da inflação”, explicou.
Para tentar economizar, muitos passageiros anteciparam a compra. A autônoma Eliana Boldrini foi ao terminal garantir as passagens para Altamira com antecedência. “Comprei agora porque fica um pouco mais barato. Já está caro, mas assim dá pra garantir”, disse.
A orientação do Dieese é que quem ainda pretende viajar fique atento. Com a proximidade do Natal e do Ano Novo, a tendência é de novos aumentos, impulsionados pela alta procura. “À medida que a demanda cresce e as vagas diminuem, os preços sobem, seguindo a lógica da oferta e da procura”, afirmou Everson Costa.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Passagens ficam até 15% mais caras para quem vai viajar no Natal e Ano Novo no Pará, aponta Dieese
Published 1 day ago
Source: g1.globo.com
Categories
G1
Related Articles from g1.globo.com
16 minutes ago
Metro quadrado mais caro de Curitiba chega a R$ 16,2 mil em 2025, aponta pesquisa; veja bairros com maiores preços
16 minutes ago
Festa da firma: pode beber, flertar e dançar? Veja como curtir sem se arrepender no dia seguinte
16 minutes ago
Mulher parte para cima de assaltantes durante roubo de celular em MG: 'Tá doido de me roubar?'
16 minutes ago
Conheça os segredos e a ciência que fazem os espumantes gaúchos conquistarem o mundo
17 minutes ago
Caso Henay Amorim: polícia investiga se mulher foi morta em apartamento ou durante trajeto de carro em MG
17 minutes ago