A direção da Câmara reuniu assinaturas suficientes e deve publicar ainda nesta quinta-feira (18) a cassação dos mandatos dos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ).
A informação é do deputado Carlos Veras (PT-PE), primeiro-secretário da Câmara.
"Só esta aguardando a publicação. Já foi feito [o ofício]. Já tem as assinaturas suficientes, não tem como barrar não. É só aguardar a publicação", afirmou Veras.
Em uma rede social, o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, disse que recebeu, às 16h40 desta quinta, uma ligação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), comunicando sobre a decisão, de ofício, da Mesa Diretora de cassar os mandatos de Eduardo e Ramagem.
A cassação de Eduardo Bolsonaro se dará por excesso de faltas.
A medida não torna Eduardo inelegível — o que poderá ocorrer caso o Supremo Tribunal Federal (STF) condene o deputado. Ele é réu em um processo na Corte acusado de tentar coagir autoridades sobre o julgamento do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (veja mais abaixo).
A perda do mandato deve ser declarada com base em uma regra da Constituição que proíbe deputados e senadores de faltar a mais de 1/3 das sessões deliberativas do ano.
Eleito por São Paulo, Eduardo Bolsonaro mora nos Estados Unidos desde o início deste ano. Ele tem afirmado que a mudança ocorreu para evitar uma suposta perseguição política e jurídica no Brasil.
Eduardo tentou exercer o mandato à distância e driblar o registro de ausências na Câmara. Não teve sucesso.
A perda do mandato, no entanto, depende de decisão da Mesa, que ainda depende de publicação.
Alexandre Ramagem
A publicação da perda do mandato de Ramagem atenderá a uma sentença do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o deputado do PL à perda do mandato e a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Ramagem deixou o Brasil antes da conclusão do julgamento da trama golpista no Supremo. Segundo a Polícia Federal, o ex-deputado foi para os Estados Unidos na segunda semana de setembro.
O ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência é considerado foragido, e o Ministério da Justiça deve dar início ao pedido de extradição.
*Esta reportagem está em atualização
Mesa Diretora da Câmara tem assinaturas e deve cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem nesta quinta
Published 1 day ago
Source: g1.globo.com
Categories
G1
Related Articles from g1.globo.com
59 minutes ago
Quem era adolescente promessa das corridas de cavalos que morreu aos 16 anos em acidente na reta final de prova no RJ
1 hour ago
Três homens são baleados em discussão com seguranças e PMs no PS de Rio Branco; VÍDEO
1 hour ago
Renove sua casa e receba 2026 com mais estilo
1 hour ago
Mega-Sena pode pagar R$ 62 milhões neste sábado
1 hour ago
'Fantasma dos Pampas': conheça o gato selvagem que vive no RS e é um dos mais raros do mundo
2 hours ago