A líder opositora da Venezuela, María Corina Machado, disse que entregou a medalha do Prêmio Nobel da Paz para o presidente dos EUA, Donald Trump, durante sua visita à Casa Branca nesta quinta-feira (15).
No último dia 5, Machado disse, em uma entrevista à Fox News, que entregar o prêmio a Trump seria um ato de gratidão do povo venezuelano pela remoção de Nicolás Maduro, presidente do país, capturado na semana passada pelos Estados Unidos.
Pouco depois, o Instituto Nobel da Noruega afirmou que o Prêmio Nobel da Paz não pode ser transferido, compartilhado ou revogado.
Em comunicado, o instituto afirmou que a decisão de conceder um Prêmio Nobel é definitiva e permanente, citando os estatutos da Fundação Nobel, que não preveem recursos.
A organização também ressaltou que os comitês responsáveis pela premiação não comentam ações ou declarações dos laureados após a entrega do prêmio.
“Uma vez anunciado, o Prêmio Nobel não pode ser revogado, compartilhado ou transferido para outros”, afirmaram o Comitê Nobel Norueguês e o Instituto Nobel Norueguês na sexta-feira. “A decisão é final e vale para sempre.”
María Corina Machado diz que deu medalha do Nobel da Paz de presente para Trump
Published 3 hours ago
Source: g1.globo.com
Categories
G1
Related Articles from g1.globo.com
14 minutes ago
Corpo de homem que desapareceu ao tentar atravessar rio Amazonas é encontrado no Amapá
17 minutes ago
VÍDEOS: NE2 de quinta-feira, 15 de janeiro de 2026
19 minutes ago
Acidente entre ônibus com time de futebol e caminhão deixa pelo menos uma pessoa morta na BR-153
20 minutes ago
Prática fiscal de ICMS sobre fertilizantes é prorrogada até dezembro deste ano em MT
21 minutes ago
Irã nega que vá executar manifestantes presos; veja como protestos podem impactar a economia global
27 minutes ago