Veja o momento em que raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro no DF
A manifestação pela liberdade do ex-presidente Jair Bolsonaro reuniu cerca de 18 mil pessoas em Brasília neste domingo (25), segundo levantamento da ONG More in Common e o Monitor do Debate Político, da Universidade de São Paulo (USP).
A pesquisa prevê uma margem de erro de 12%. Segundo o levantamento, o pico do público foi entre 15,8 mil e 20,1 mil pessoas.
A contagem foi feita a partir de fotografias aéreas realizadas às 10h45 e às 15h15 e analisadas por inteligência artificial.
Segundo a ong, o método possui um acerto de 72% na identificação dos indivíduos.
O ato foi convocado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e ocorre após uma caminhada de sete dias do parlamentar, políticos de direita e apoiadores.
O grupo percorreu cerca de 240 quilômetros, entre Paracatu (MG) e a capital federal, pernoitando em cidades ao longo do percurso.
Por volta das 13h, um raio atingiu a área central de Brasília. Pessoas que aguardavam a chegada do grupo de Nikolas ficaram feridas e precisaram ser levadas a hospitais públicos da cidade.
8 pessoas estão em estado grave após raio atingir manifestantes em Brasília
Leia também: VÍDEO mostra momento exato em que raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília
Ato pede liberdade para condenados
Os manifestantes pedem a liberdade do ex-presidente e outros condenados pela trama golpista e pelos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro de 2023.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão. Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como líder da organização criminosa que tentou mantê-lo no poder e impedir o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que venceu as eleições de 2022.
Balanço divulgado pelo STF no início do mês aponta que, atualmente, 179 envolvidos nos atos golpistas estão presos.
Antes de iniciar a caminhada neste domingo, Nikolas concedeu uma entrevista.
"O objetivo foi alcançado antes mesmo do ato final. Despertar as pessoas, abrir os olhos para o que está acontecendo", afirmou o deputado, citando o caso Master e fraudes no INSS.
A segurança na região central de Brasília foi reforçada em razão da manifestação, com a colocação de grades em torno de prédios e espaços públicos.
Manifestação pró-Bolsonaro reúne 18 mil pessoas em Brasília, diz ONG
Published 4 hours ago
Source: g1.globo.com
Categories
G1
Related Articles from g1.globo.com
1 hour ago
Mortes no Hospital Anchieta: polícia detalha crimes, e diz que técnico de enfermagem injetou desinfetante em duas vítimas
1 hour ago
Wesley Safadão recebe Silvânia Aquino e Berg Rabelo no palco do Festival de Verão e anuncia gravação de DVD da dupla
1 hour ago
Condenado por matar esposa em 2002, empresário é preso após 24 anos em liberdade
1 hour ago
Aluguel sobe 9,44% em 2025 e reforça interesse por renda imobiliária
1 hour ago
Veja erros em questões simples de exame nacional de cursos de Medicina, que teve 30% de reprovação
1 hour ago