Número de empregos na área da indústria cresceu cinco vezes em Roraima
O governador Antonio Denarium (PP) sancionou nesta terça-feira (30) uma lei que muda as regras de concessão de incentivo fiscal para empresas instaladas nas Áreas de Livre Comércio de Boa Vista e Bonfim, no Norte do estado. A nova norma retira o incentivo fiscal do ICMS, imposto cobrado sobre a circulação de mercadorias, para compras feitas fora de Roraima quando houver produto similar produzido no estado.
A ideia, segundo Denarium, foi corrigir distorções da então legislação, que favorecia produtos de fora e prejudicava mercadorias produzidas em Roraima, para priorizar a produção regional e ampliar a participação dos produtos roraimenses na economia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
Com a nova lei, que passa a valer após a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), produtores locais de itens como arroz, óleo de soja, carne, mel, água mineral e refrigerantes tendem a ser os principais beneficiados.
"Há alguns anos, o governo do estado de Roraima alcançou autossuficiência na produção de arroz, óleo de soja, carne, mel e outros produtos, como água mineral e refrigerante. Esses itens eram tributados, enquanto produtos importados de outros estados não sofriam tributação", disse Denarium, acrescentando que a lei:
"Passa a tarifar os produtos que entram em Roraima, para que os produtos do próprio estado se tornem mais competitivos. Trata-se de uma ação que beneficiará principalmente os produtores, a indústria local, a geração de empregos e o crescimento e desenvolvimento econômico."
Estudo técnico da Sefaz
Na prática, a nova regra muda a Lei 025, de 21 de dezembro de 1992 - sobre a concessão de incentivos fiscais nas operações de internação de mercadorias industrializadas, nas áreas de livre comércio de Bonfim e Boa Vista .
Com a publicação da lei, o governo estadual vai definir quais mercadorias perderão o direito ao incentivo. Essa seleção deverá ser feita com base em estudos técnico da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
O estudo deverá identificar os produtos por meio de códigos usados no comércio internacional, como a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).
Após a conclusão da análise, a lista das mercadorias que não terão direito ao crédito fiscal presumido do ICMS deverá ser publicada em até 30 dias.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Lei acaba com incentivo fiscal para produtos de fora quando houver mercadoria similar produzida em Roraima
Published 4 hours ago
Source: g1.globo.com
Categories
G1
Related Articles from g1.globo.com
11 minutes ago
Dupla suspeita de envolvimento na expulsão de moradores morre em confronto com a PM, no Ceará
12 minutes ago
Bazar Solidário oferece eletrônicos, roupas e brinquedos a preços acessíveis em Teresina
12 minutes ago
Backup automático ou backup manual: o que é melhor para a sua empresa?
13 minutes ago
PM investe R$ 57 milhões para expandir rede de rádios e fortalecer forças de segurança
15 minutes ago
Iguá Sergipe amplia capacidade hídrica em 10 municípios do estado
16 minutes ago