Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizaram neste domingo (25) uma manifestação na Praça do Cruzeiro, na região central de Brasília.
O ato foi convocado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e ocorreu após uma caminhada de sete dias do parlamentar, políticos de direita e apoiadores de Bolsonaro.
O Monitor do Debate Político e a ONG More in Common calculam que a passeata reuniu 18 mil pessoas na praça, ponto final da caminhada.
No momento de pico, o público ficou entre 15,8 mil e 20,1 mil participantes. A variação se dá em razão da margem de erro de 12%. Segundo as organizações, a contagem foi feita a partir de fotos aéreas analisadas com software de inteligência artificial.
O grupo percorreu cerca de 240 quilômetros, entre Paracatu (MG) e a capital federal, pernoitando em cidades ao longo do percurso.
A última parada antes da chegada à área central de Brasília foi na região administrativa do Park Way, no DF. O trecho deste domingo foi percorrido sob forte chuva.
Por volta das 13h, um raio atingiu a área central de Brasília. Pessoas que aguardavam a chegada do grupo de Nikolas ficaram feridas e precisaram ser levadas a hospitais públicos da cidade.
Ato pede liberdade para condenados
Os manifestantes pedem a liberdade do ex-presidente e outros condenados pela trama golpista e pelos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro de 2023.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão. Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como líder da organização criminosa que tentou mantê-lo no poder e impedir o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que venceu as eleições de 2022.
Jair Bolsonaro está preso na Papudinha, um prédio do 19° Batalhão da Polícia Militar do DF, que fica dentro do complexo da Papuda. A sala de Estado-Maior em que ele está tem área total de 54,7 metros quadrados, e mais 10 metros quadrados de área externa.
Além do ex-presidente, outras 28 pessoas dos chamados "núcleos principais" da trama golpista foram condenadas. No total, mais de mil pessoas foram responsabilizadas, a grande maioria pelos atos de vandalismo contra as sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro.
Balanço divulgado pelo STF no início do mês aponta que, atualmente, 179 envolvidos nos atos golpistas estão presos. Conforme o levantamento da Corte, do total de presos:
114 estão presos em regime fechado após condenação definitiva, ou seja, "transitada em julgado";
8 estão presos preventivamente;
13 pessoas que ainda não foram condenadas estão presas em regime domiciliar;
7 estão em prisão preventiva após condenação criminal;
22 condenados criminalmente estão em prisão domiciliar;
15 condenados definitivamente estão em prisão domiciliar.
Antes de iniciar a caminhada neste domingo, Nikolas concedeu uma entrevista.
"O objetivo foi alcançado antes mesmo do ato final. Despertar as pessoas, abrir os olhos para o que está acontecendo", afirmou o deputado, citando o caso Master e fraudes no INSS.
A segurança na região central de Brasília foi reforçada em razão da manifestação, com a colocação de grades em torno de prédios e espaços públicos.
Apoiadores de Bolsonaro fazem ato em Brasília após caminhada de sete dias de MG a Brasília
Published 1 hour ago
Source: g1.globo.com
Categories
G1
Related Articles from g1.globo.com
12 minutes ago
VÍDEOS: Jornal do Campo - TO de domingo, 25 de janeiro
13 minutes ago
Reveja os destaques do Estação Agrícola deste domingo (25)
19 minutes ago
Policial militar de férias é baleado em bar e tem arma roubada, em Fortaleza
20 minutes ago
Tombamento de motocicleta seguido de colisão deixa três feridos na Rodovia Anhanguera, em Limeira
30 minutes ago
Programa do Sebrae oferece mais de 400 vagas gratuitas para pequenos negócios em MG
31 minutes ago