Aumenta o número de mortos em acidentes de trânsito em São Paulo
A cidade de São Paulo registrou quase três mortes por dia em acidentes de trânsito em 2025. Uma combinação de pouco respeito às leis e aumento da frota.
Na zona sul de São Paulo, um motorista na contramão bate contra uma moto e mata o piloto de 52 anos. Na marginal Pinheiros, um motociclista se choca contra a estrutura de iluminação e morre. Na zona leste, um motorista bêbado atropela três pessoas no início da madrugada. Mais uma morte de domingo (18) para segunda-feira (19).
Mas estatísticas vão além dos números. São pessoas como o Cosme, que morreu no atropelamento e era .migo do Jhonatan.
"Um grande amigo meu. Curtindo com a família, em um forro aqui, mas infelizmente perdeu a vida", conta Jhonatan Felix, amigo do Cosme.
Em 2025, as mortes no trânsito na capital paulista atingiram o segundo maior índice da década, de acordo com a plataforma do governo estadual que monitora os acidentes. Foram 1.034.
Os motociclistas são as principais vítimas do trânsito na cidade. Foram 475 mortes em 2025. Além do aumento da frotas, o especialista em medicina do tráfego afirma que é preciso aumentar da fiscalização para flagrar desrespeito às normas de trânsito.
"O Brasil em termos de código de trânsito tem um dos melhores do mundo, nós precisamos aplica-lo. Fiscalizar in loco, não adianta fiscalização eletrônico para esse tipo de problema. Então veja bem, nós temos uma condição em que deveria aprofundar muito, muito educação de trânsito, que é o único remédio que se usa no mundo", diz Alberto Francisco Sabagg, especialista em medicina do tráfego - Abramet.
Os especialistas dizem que a tecnologia dos carros, ônibus e caminhões aumentou a segurança de motoristas e passageiros. Enquanto isso, quem segue à pé está mais exposto. O aumento de mortes de pedestres no trânsito foi de 10%.
O médico Alberto Sabbag diz que há várias explicações para essa alta.
“O desrespeito à sinalização, tanto pelo pedestre quanto pelo motorista e o que está acontecendo. O que está acontecendo, principalmente também motociclistas não estão mas respeitando a sinalização, então muitas vezes o pedestre mesmo na faixa de segurança. Alguém vem para cima. Falta de respeito completa, então”.
A prefeitura de São Paulo afirmou que desenvolve projetos para a segurança de pedestres e motoristas com base em relatórios sobre as causas de acidentes. E que possui mecanismos de fiscalização, gestão de velocidade e infrações. Além de campanhas educativas.
Cidade de SP registra quase três mortes por dia em acidentes de trânsito em 2025; motociclistas são as principais vítimas
Published 2 hours ago
Source: g1.globo.com
Categories
G1
Related Articles from g1.globo.com
44 minutes ago
Centros de Convivência abrem inscrições para as atividades de 2026 em Manaus; confira cronograma
55 minutes ago
Ex-ministro e ex-deputado Raul Jungmann é velado em Brasília; autoridades e amigos lamentam a morte
55 minutes ago
Hyldon faz parceria e pazes com Pepeu Gomes anos após briga sobre futebol
1 hour ago
Morre o estilista Valentino, um ícone da moda italiana
1 hour ago
União Europeia ameaça retaliar tarifaço de Donald Trump
1 hour ago