A defesa de Jair Bolsonaro (PL) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-presidente seja transferido da sede da Polícia Federal, em Brasília, onde está preso, e internado na quarta-feira (24) em um hospital particular na capital federal para fazer uma cirurgia.
A equipe médica informou, no documento enviado nesta terça-feira (23), que a previsão é de que o procedimento seja realizado na quinta-feira (25).
"A fim de que cirurgia indicada pela equipe médica e confirmada pela perícia realizada pela Polícia Federal seja realizada, e conforme agenda da equipe médica responsável pelo procedimento cirúrgico, requer-se que o Peticionário seja conduzido e internado no hospital DF Star, na data de amanhã, quarta-feira, dia 24 de dezembro, a fim de que possa ser submetido aos exames necessários e preparatórios ao procedimento cirúrgico", escreveram os advogados.
Após o pedido, a Procuradoria-Geral da República (PGR) tem prazo de 24 horas para se manifestar sobre o caso. Na sequência, o ministro Alexandre de Moraes, que é o relator, deve decidir sobre a saída de Bolsonaro.
O ministro já autorizou que ele passe por um procedimento cirúrgico depois que a Perícia da Polícia Federal confirmou o diagnóstico repassado pela equipe médica do ex-presidente.
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Bolsonaro passou por uma perícia médica realizada pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, que concluiu que o ex-presidente tem hérnia inguinal bilateral – um problema que afeta os dois lados da região da virilha – e precisaria de intervenção cirúrgica.
🔎A hérnia inguinal (também chamada hérnia na virilha) acontece quando os tecidos do interior do abdômen saem por um ponto fraco da parede muscular abdominal formando uma espécie de abaulamento no local. Quando isso ocorre dos dois lados, ela é chamada de bilateral.
Segundo o laudo, a cirurgia é considerada eletiva, ou seja, não se trata de um caso de urgência ou emergência. Ainda assim, os peritos recomendaram que o procedimento fosse realizado "o mais breve possível", para evitar agravamento do quadro.
A perícia avaliou que houve "piora progressiva" do quadro de hérnia de Bolsonaro, provavelmente causado pelo "aumento da pressão intra-abdominal decorrente dos soluços e da tosse crônica".
A autorização para a cirurgia foi concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na última quinta-feira (19). Na ocasião, ele também negou o pedido de prisão domiciliar apresentado pela defesa do ex-presidente.
A defesa, no entanto, ainda não havia submetido oficialmente um pedido para marcar a data, o que ocorreu nesta terça.
Detido desde novembro
Bolsonaro está detido na Superintendência da Polícia Federal (PF) desde 22 de novembro, após a violação da tornozeleira eletrônica que era usada por ele. O ex-presidente confessou ter tentado abrir o aparelho com um ferro de solda.
Três dias depois, Moraes determinou que o ex-presidente começasse o cumprimento da pena de mais de 27 anos de reclusão no mesmo local.
"O custodiado Jair Messias Bolsonaro, portanto, não tem direito à prisão domiciliar, pois foi condenado à pena privativa de liberdade em regime fechado, pela prática de crimes gravíssimos contra o Estado Democrático de Direito, praticados com violência e grave ameaça, bem como por liderar complexa organização criminosa composta por agentes públicos e infiltrada nos altos escalões dos órgãos governamentais", afirmou Moraes.
Histórico de problemas de saúde
Com 70 anos de idade e após ter levado uma facada em 2018, durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG), o ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou, nos últimos anos, uma série de problemas de saúde.
Foram registrados problemas de pressão, problemas de obstrução intestinal, crises de soluço e vômito, eripsela, problemas de pele e internações por mal estar e função renal alterada, entre outros.
Em 2018, Bolsonaro passa por uma segunda cirurgia para desobstrução do intestino
Em 2019, o ex-presidente passou por uma nova cirurgia, mas para a retirada da bolsa de colostomia que teve que usar depois da cirurgia de recuperação da facada
Ainda em 2019, Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia para corrigir uma hérnia na cicatriz de uma cirurgia anterior
Em 2021, Bolsonaro foi hospitalizado às pressas por causa de uma obstrução intestinal. Inicialmente, os médicos cogitaram a possibilidade de uma cirurgia de emergência que depois foi descartada.
Em 2022, o ex-presidente foi internado por conta de uma nova obstrução intestinal por um camarão não mastigado corretamente. Ele passou por alguns exames e realizou um tratamento não cirúrgico.
Em 2023, para corrigir uma hérnia de hiato (cirurgia na porção superior do estômago, para enfrentar um quadro de refluxo) e outra, de desvio de septo, para melhorar a condição respiratória, Bolsonaro passa por duas cirurgias.
Bolsonaro foi internado em 2024 por um causa de um quadro de eripisela -- é uma infecção de pele causada por bactérias.
Neste ano, Bolsonaro passou por uma cirurgia de 12 horas de duração para liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal — consequência de múltiplas intervenções cirúrgicas realizadas desde a facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018.
Em junho de 2025, exames realizados no ex-presidente apontaram uma pneumonia viral após Bolsonaro sentir um mal-estar.
Em setembro, Bolsonaro deu entrada em um hospital em Brasília para realização de exames e retirada de lesões de pele.
- Esta reportagem está em atualização.
Defesa de Bolsonaro pede que ele seja internado nesta quarta e faça cirurgia na quinta
Published 1 hour ago
Source: g1.globo.com
Categories
G1
Related Articles from g1.globo.com
11 minutes ago
Hospital São José realiza bênção de compromisso para casal que está junto há 25 anos
12 minutes ago
Como foto de mãe que recebeu corpo do bebê em caixa de papelão expõe crise de saúde no Equador
13 minutes ago
Resumão diário #1795: Antes de Heleno, STF concedeu prisão domiciliar humanitária para 20 e negou para 17; EUA aprovam versão em comprimido do Wegovy e mais
15 minutes ago
Polícia identifica suspeitos de atirar e matar jovem em avenida de Tupã
15 minutes ago
Sisu 2026: inscrições começam 19 de janeiro
16 minutes ago