O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de um almoço nesta quinta-feira (18) com a cúpula das Forças Armadas. O encontro ocorreu no Clube do Exército, em Brasília.
Lula foi recebido pelos comandantes do Exército, general Tomás Paiva; da Marinha, almirante Marcos Olsen; e da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno.
Durante o evento, também foi realizada a apresentação ao presidente de militares recentemente promovidos ao posto de general. Foram cerca de 100 promoções.
O almoço com os militares ocorre após o STF concluir uma série de julgamentos de militares de alta patente por participação na chamada trama golpista.
Lula diz que vai vetar o PL da dosimetria
Foi a primeira vez que um ex-presidente, Jair Bolsonaro, foi condenado e preso por atentar contra a democracia. Assim como, também pela primeira vez na história, militares de alta patente foram condenados e presos por golpe de Estado.
O almoço também ocorre um dia depois de o Senado aprovar o projeto que reduz as penas desses condenados por atos golpistas, o chamado PL da Dosimetria.
O projeto foi aprovado na noite desta quarta-feira (17) pelo plenário do Senado com 48 votos favoráveis, 25 contrários e uma abstenção. Lula já disse que vai vetar a proposta.
Nos bastidores, circulou a informação de que o líder do PT no Senado, Jaques Wagner (BA), em troca da votação de projetos econômicos de interesse do governo, teria decidido não obstruir a análise do PL da Dosimetria.
Jaques Wagner negou que tenha feito acordo sobre essa votação. Nesta quinta, durante um café com jornalistas, Lula reiterou que o governo não fez acordo sobre o tema e que vai vetar o projeto assim que chegar em sua mesa.
Ministro da Defesa fala em 'estabilidade'
Em discurso durante o almoço, o ministro da Defesa, José Múcio, fez um balanço do ano e afirmou reconhecer o esforço do presidente Lula em viabilizar os projetos dos militares. No entanto, Múcio citou "dificuldades" e uso de "criatividade", ao destacar algumas entregas das forças militares.
"A nossa mais expressiva entrega ao país, senhor presidente, se traduz numa só palavra: Defesa; em todos os aspectos, como soberania, integridade, segurança, prontidão, profissionalismo, mobilidade, dissuasão, entre outros. São esses fatores que propiciam condições de estabilidade, segurança e tranquilidade para que esse país possa se desenvolver", afirmou Múcio.
Lula almoça com comandantes das Forças Armadas
Published 10 hours ago
Source: g1.globo.com
Categories
G1
Related Articles from g1.globo.com
17 minutes ago
Mergulhador desaparece durante busca por motor rabeta em rio no AM
33 minutes ago
Após adiamento, Ursula von der Leyen afirma que maioria dos países votará pela aprovação do acordo entre Mercosul e UE
37 minutes ago
A cassação de Eduardo Bolsonaro e do deputado foragido - O Assunto #1624
43 minutes ago
Macron diz esperar que adiamento de acordo entre Mercosul e UE seja suficiente para atender condições da França
1 hour ago
Prefeitura de Montes Claros constrói novo posto de saúde no Guarujá
1 hour ago