7 execuções são registradas em menos de 72 horas no Pará
Sete pessoas foram mortas de forma violenta no Pará em um intervalo de 72 horas. Todos os crimes apresentam características de execução, segundo informações preliminares das forças de segurança. A expansão do crime organizado e a disputa por território em bairros periféricos são apontadas como possíveis causas da sequência de assassinatos.
Na segunda-feira, (15) no bairro do Tapanã, em Belém, o guarda municipal Elder Araújo de Lima, de 41 anos, foi executado a tiros dentro do próprio carro, enquanto voltava para casa.
Ainda na segunda-feira, no bairro da Cidade Velha, imagens de uma câmera de monitoramento flagraram o assassinato do vigilante Reully Amaral. Dois homens encapuzados se aproximaram da vítima e efetuaram vários disparos. Mesmo após o homem cair, um dos criminosos continuou atirando e ainda chutou o corpo. A perícia apontou que a vítima foi atingida na cabeça, nas costas e no abdômen.
No dia anterior, domingo (14), outros cinco homicídios já haviam sido registrados no estado. No bairro da Condor, em Belém, Janary Jonas Monteiro Maciel foi morto com mais de dez tiros. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que um dos atiradores faz o primeiro disparo, provocando correria entre as pessoas que estavam no local.
Também no domingo (14), no município de Peixe-Boi, no nordeste do Pará, quatro pessoas foram executadas dentro de uma casa. As circunstâncias do crime ainda são investigadas.
Dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública apontam que, somente neste ano, o Pará já registrou 1.385 mortes violentas.
✅ Clique e siga o canal do g1 PA no WhatsApp
Especialistas avaliam que a quantidade de disparos e a forma como os crimes foram cometidos indicam a atuação de facções criminosas em disputa por poder e controle de territórios. Segundo o mestre em segurança pública Roberto Magno Reis, esse tipo de homicídio pode funcionar como um recado ou punição dentro da lógica do crime organizado, além de marcar zonas de tensão e domínio entre grupos rivais.
Os casos seguem sob investigação pelas polícias Civil e Militar.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Sete pessoas são executadas em 72 horas no Pará; polícia investiga ligação com facções criminosas
Published 7 hours ago
Source: g1.globo.com
Categories
G1
Related Articles from g1.globo.com
9 minutes ago
MG é o estado brasileiro com mais cidades suscetíveis a desastres naturais; veja mapa e lista de municípios sob riscos no país
9 minutes ago
Reajuste nas tarifas de ônibus: veja quais cidades da Grande SP definiram aumento em 2026
10 minutes ago
VÍDEO: Rato se 'agarra' a cadeira de bar para não ser arrastado por enxurrada em Juiz de Fora
10 minutes ago
Homem é condenado a 9 anos de prisão por ataque hacker que derrubou sistema do Tribunal de Justiça do RS
13 minutes ago
Jabuti encontrado embaixo de piso de casa é devolvido à natureza após sete meses de reabilitação
43 minutes ago