Viagens no estado para o Natal e Ano Novo estão 15% mais caro
No Pará, quem pretende viajar para passar o Natal e o Ano Novo com a família precisa preparar o bolso. Um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que os preços das passagens rodoviárias, fluviais e aéreas tiveram reajuste de até 15%, com tarifas mais altas já em vigor neste fim de ano.
No Terminal Rodoviário de Belém, passageiros relatam surpresa com os valores. O empresário Thales Attrot, que viajou para Parauapebas, disse ter notado diferença entre os preços da ida e da volta. “A vinda foi em conta, mas a volta já estava mais cara”, relatou.
De férias, as primas Emília Cruz e familiares também sentiram o impacto no orçamento ao comprar passagens para Anapu. “Ficou mais caro. Teve reajuste, foi cerca de R$ 15 a mais”, contou a estudante.
Segundo o Dieese, os destinos mais procurados dentro do Pará neste período são Salinópolis e Cametá. Já entre as viagens para fora do estado, São Luís (MA) aparece entre as rotas mais demandadas.
De acordo com o supervisor técnico do Dieese no Pará, Everson Costa, o aumento das tarifas costuma superar a inflação neste período. “Há um alinhamento de valores que acompanha a alta da demanda, e esses reajustes acabam ficando acima da inflação”, explicou.
Para tentar economizar, muitos passageiros anteciparam a compra. A autônoma Eliana Boldrini foi ao terminal garantir as passagens para Altamira com antecedência. “Comprei agora porque fica um pouco mais barato. Já está caro, mas assim dá pra garantir”, disse.
A orientação do Dieese é que quem ainda pretende viajar fique atento. Com a proximidade do Natal e do Ano Novo, a tendência é de novos aumentos, impulsionados pela alta procura. “À medida que a demanda cresce e as vagas diminuem, os preços sobem, seguindo a lógica da oferta e da procura”, afirmou Everson Costa.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Passagens ficam até 15% mais caras para quem vai viajar no Natal e Ano Novo no Pará, aponta Dieese
Published 1 hour ago
Source: g1.globo.com
Categories
G1
Related Articles from g1.globo.com
25 minutes ago
STJ nega pedido da Novo Nordisk e mantém prazo original da patente da semaglutida no Brasil
30 minutes ago
Defensoria Pública recorre contra decisão do STF que tornou Eduardo Bolsonaro réu por coação
36 minutes ago
Moraes critica possibilidade de haver redução de penas para condenados na trama golpista
41 minutes ago
VÍDEOS: Jornal Anhanguera 2ª Edição -TO desta terça-feira, 16 de dezembro de 2025
47 minutes ago
Após questionamento na Justiça, flexibilização do licenciamento ambiental é revogada no Acre
47 minutes ago