O NEOJIBA inicia em março a temporada de apresentações do ano de 2025 com dois concertos gratuitos. As apresentações acontecem nos dias 28 e 29 de março e terão o maestro Ricardo Castro na regência. Os concertos reúnem obras de ilustres compositores internacionais e nacionais, como o brasileiro Carlos Gomes, compositor de "O Guarani".
As apresentações acontecem às 19h, no Teatro do Colégio Salesiano, localizado na Praça Conselheiro Almeida Couto, no bairro de Nazaré.
Os concertos marcados para o final do terceiro mês do ano fazem parte do projeto "Concertos Itinerantes", que nessa primeira fase traz composições de nomes como Jean Sibelius, Alberto Ginastera e Leonard Bernstein.
Saiba mais sobre a nova temporada de concertos do NEOJIBA
Em ambas as apresentações da Orquestra NEOJIBA, a plateia fará um um passeio musical desde o século XVII a efervescência do Jazz nos anos 20 e 30, nos Estados Unidos.
No repertório estará “Alvorada” da ópera “Lo Schiavo”, composta por Carlos Gomes e encenada pela primeira vez em 1889. A ópera “Lo Schiavo” (em português, “O escravo”) é um drama lírico de tema abolicionista e que conta uma história de amor entre um aristocrata e uma mulher indígena.
O drama brasileiro será seguido do “Concerto para Violino, op. 47”, escrito em 1903 e modificado em 1905, uma composição do finlandês Jean Sibelius.
O programa será encerrado com uma suíte que o argentino Alberto Ginastera fez a partir de um balé. A “Suíte Estância”, escrita por Ginastera, foi inspirada em um dos poemas mais celebrados da Argentina, “El Gaucho Martín Fierro”, de José Hernández.