Governo vai enviar proposta de acordo Mercosul-UE para o Congresso
O governo brasileiro vai enviar para o Congresso o acordo do Mercosul com a União Europeia. O objetivo é fazer com que o pacto comercial entre logo em vigor.
A decisão do Parlamento Europeu que enviou para a Justiça o acordo foi um revés para o Mercosul. E preocupa o Brasil, que detém o maior peso nas exportações para a Europa.
Na prática, a votação dos eurodeputados atrasa o processo. A estratégia brasileira agora é tentar a vigência provisória.
"O presidente deve encaminhar ao Congresso, à Câmara Federal, a proposta para adesão, a internalização do acordo Mercosul - União Europeia. E aí, isso ajudará, entendo que ajudará na Comissão Europeia, pra que haja uma vigência provisória enquanto há uma discussão na área judicial", diz Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento e Comércio.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad saiu da conversa com Alckmin pra um encontro com a embaixadora da União Europeia, Marian Schuegraf. Ela admitiu que haverá atraso, mas considera que ao acelerar a aprovação aqui, o Brasil incentiva os chefes de governo europeus a agirem.
"Com grande prazer escutei hoje que o parlamento brasileiro quer acelerar esse processo e isso espero que vai incentivar os procedimentos do lado europeu também. E se unem com os outros países do Mercosul, ainda melhor. Fico muito feliz dessa ambição do lado brasileiro", afirma Marian Schuegraf, embaixadora da União Europeia no Brasil.
Em Davos, na Suíça, o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, lamentou a judicialização imposta pelo Parlamento Europeu. Refirmou que o acordo é justo e equilibrado e é a saída para o crescimento da Europa.
O acordo enfrenta a oposiçaõ de países protecionistas, como França, Irlanda e Polônia.
Esse acordo, negociado por quase 26 anos, cria a maior zona de livre comércio do mundo. Precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos. No Congresso daqui esse aval tem prioridade: o presidente da Câmara, Hugo Motta, do Republicanos, disse que pretende pautar o acordo na reunião de líderes, semana que vem.
Governo vai enviar proposta de acordo Mercosul-UE para o Congresso
Published 3 hours ago
Source: g1.globo.com
Categories
G1
Related Articles from g1.globo.com
22 minutes ago
Digão, bloco Eduardo e Mônica, Ocupação Palavra Cantada e Marsha Trans agitam fim de semana no DF
22 minutes ago
Venda de tacos de beisebol com arame farpado é alvo de pedido de investigação por desembargador no RS
22 minutes ago
Menino que teve couro cabeludo arrancado por pit bull passará por novas cirurgias, diz pai
22 minutes ago
Criança como 'isca', ameaças e intimações: a disputa entre Trump e Minnesota após manifestante ser morta pelo ICE
22 minutes ago
Mulher critica motorista da coleta de lixo na contramão após morte de amiga atropelada em SP: 'Ele é um profissional'
22 minutes ago