O Exército de Israel afirmou nesta quinta-feira que matou no Líbano um integrante da Força Quds do Irã que, segundo os militares, estaria envolvido no planejamento de ataques a partir da Síria e do Líbano.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
De acordo com o comunicado, o homem foi identificado como Hussein Mahmoud Marshad al-Jawhari. Ele foi classificado como um importante operativo da unidade 840 da Força Quds.
O Exército informou que al-Jawhari foi morto na região de Ansariyeh, no Líbano, mas não deu detalhes sobre como a ação foi realizada.
Segundo os militares israelenses, ele “operava sob o comando da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) e estava envolvido em atividades terroristas, dirigidas pelo Irã, contra o Estado de Israel e suas forças de segurança”.
Israel e Irã travaram uma breve guerra em junho. Desde então, segundo os militares israelenses, ataques têm sido realizados quase diariamente no Líbano para impedir que o grupo Hezbollah, apoiado pelo Irã, se reorganize.
Um cessar-fogo apoiado pelos Estados Unidos, acordado em novembro de 2024, encerrou mais de um ano de confrontos entre Israel e o Hezbollah. O acordo prevê o desarmamento do grupo armado, começando pelas áreas ao sul do rio, próximas à fronteira com Israel.
Até a última atualização desta reportagem, não havia comentários do Irã nem do governo do Líbano.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Exército de Israel diz ter matado integrante da Força Quds do Irã no Líbano
Published 3 hours ago
Source: g1.globo.com
Categories
G1
Related Articles from g1.globo.com
12 minutes ago
Praias do Litoral Norte de São Paulo têm movimento intenso no Natal
13 minutes ago
Acidente entre carro e moto deixa ferido em estrada de Presidente Venceslau
17 minutes ago
Mãe e filho dão show com coreografia em formatura; vídeo
27 minutes ago
Quem abandonar animais domésticos no Tocantins poderá ser multado em R$ 10 mil; entenda
28 minutes ago
Mulher tem ossos do rosto quebrados após agressão de ex-marido em João Pessoa; polícia investiga tentativa de feminicídio
28 minutes ago